sábado, 26 de março de 2011

Onde as crianças dormem


O inglês James Mollison é o autor do livro Where Children Sleep, uma obra bem interessante que é composta por várias fotografias de crianças de diferentes partes do mundo e de seus respectivos quartos. Cada registro é acompanhado por um capítulo que narra a história dos pequenos, mostrando as diferenças culturais, religiosas, geográficas e sociais existentes entre cada uma delas.

Kaya, de 4 anos de idade, vive com seus pais em um pequeno apartamento em Tóquio, Japão. Seu quarto está repleto de roupas e bonecas. Ela possuí mais de trinta vestidos e casacos, trinta pares de sapatos e várias perucas.


Jasmine, também de 4 anos, vive em uma grande casa em Kentucky, nos EUA, com seus pais e seus três irmãos. Seu quarto está cheio de coroas e faixas que ganhou em vários concursos de beleza, dos mais decem que já participou.


A “casa” desse garoto é um colchão em um terreno baldio na periferia de Roma. Sua família veio da Romênia e, quando chegaram em Roma ficaram acampados em terrenos. Como não têm documentos, não podem conseguir um emprego legal e por isso ganham dinheiro limpando pára-brisas de carros.


Dong, de 9 anos, vive na província de Yunnan, na China, com seus pais, irmã e avó. Compartilha o quarto com seus pais e sua irmã. A família tem terra suficiente para plantar seu próprio arroz e cana de açúcar. Na maior parte do tempo faz sua lição de casa e assiste à televisão. Gostaria de ser policial.


Indira, de 7 anos, vive com seus pais, irmão e irmã, no Nepal. Sua casa tem apenas um quarto com uma cama e colchão, que é compartilhado por todos os irmãos. Indira trabalha seis horas por dia na pedreira de granito local desde os três anos. Ela também frequenta a escola e gostaria de ser bailarina.


Roathyde, de 8 anos, vive nos arredores de Phnom Penh, no Camboja. Sua casa fica localizada em um lixão e seu colchão é feito de pneus velhos. Cinco mil pessoas vivem e trabalham lá, inclusive Roathyde, que recolhe garrafas de plástico para vender. O café-da-manhã é muitas vezes a única refeição do dia.


Lamine, de 12 anos de idade, vive no Senegal e é estudante da escola corânica, que não admite meninas. Divide seu quarto com outras crianças, onde as camas são feitas de tijolos. Às seis horas, ele começa a trabalhar na fazenda-escola da aldeia, onde estuda agricultura e pecuária.


Thais, de 11 anos, mora com seus pais e irmã do terceiro andar de um bloco de apartamentos no Rio deJaneiro. Eles moram no bairro Cidade de Deus, conhecido pelo tráfico de drogas e a rivalidade entre gangues.


Nanti, de 15 anos, é membro da tribo Rendiles, no norte do Quênia. Tem dois irmãos e duas irmãs. Sua casa é uma barraca feita de pele de animais e de plástico. Seu trabalho é cuidar das cabras, cortar lenha e buscar água.


Douha mora com seus pais e onze familiares em um campo de refugiados palestinos em Hebron, naCisjordânia. Compartilha seu quarto com cinco irmãs. Seu irmão, em 1996, se explodiu e matou 23 civis em um ataque suicida contra os israelenses. Depois disso, o Exército de Israel destruíu sua casa.


Tzvika, de 9 anos, mora em um bloco de apartamentos num assentamento na Cisjordânia. Esta é uma comunidade composta de 36.000 judeus ultra-ortodoxos. A televisão e os jornais são proibidos lá. A família média geralmente tem nove filhos, mas Tzvika tem apenas uma irmã e dois irmãos.


Joey, de 11 anos, mora em Kentucky, nos EUA, com seus pais e sua irmã mais velha. Muitas vezes acompanha o pai quando vai caçar. Tem duas espingardas e um arco e flecha. Sua primeira caça foi aos 7 anos: um veado

Nenhum comentário:

Postar um comentário